Movimento Espírita Pelotense e suas Raízes Sociais, O

R$30,00

Quando a Fundação Getúlio Vagas (FGV) realizou uma pesquisa intitulada: Retratos das religiões no Brasil, concluiu-se que o município de Pelotas apresentava o maior número de pessoas declaradas espíritas em todo o estado do Rio Grande do Sul. Este material explora possibilidades de pesquisa na trajetória da cultura espírita em outras regiões brasileiras.

Frete e prazo de entrega

Calcule o valor do frete e o prazo estimado de entrega para a sua região.


Descrição do produto

Col. Espiritismo na Universidade – Vol. 3

Autor Marcelo Freitas Gil (autor), Cléria Bittar Bueno e Nadia Marcondes Luz (organizadoras)
Gênero Cursos e Estudos
Assunto Estudos e Pesquisas
Idioma Português
Mídia Livro
Editora CCDPE
Grupo Espírita
ISBN 9788560114252
Páginas 240
Tamanho 16,00 x 23,00 cm

No ano de 2008, Marcelo Freitas Gil defendeu, junto ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais do Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal, RS, sua dissertação de mestrado, O movimento espírita pelotense e suas raízes sócias históricas e culturais.
Na oportunidade, o pesquisado/autor partiu do tempo presente, quando fundação Getúlio Vagas (FGV) realizou uma pesquisa intitulada Retratos das religiões no Brasil, compondo um quadro cartográfico capaz de demonstrar e concluir tratar-se o município de Pelotas um dos locais onde havia maior número de pessoas que se declarava espírita por todo o Estado do Rio Grande do Sul.
A trajetória de pesquisa conta em sua metodologia com observação participativa, entrevistas, anotações em diário de campo e extensa busca em arquivos documentais, tais como atas de instituições, coleções de jornais e revistas comemorativas. Como desdobramento dessa ação investigativa, registra a evolução da presença de ideias e ideais espíritas e maçons a culminar com a estruturação atuante de integrantes do segmento cultural espírita na formação histórica e social de Pelotas.
Exemplar, portanto, a dissertação que ora sai publicada pela Coleção Espiritismo na Universidade, a servir como modelo para explorar outras possibilidades de pesquisa da trajetória da trajetória da cultura espírita na em outras regiões brasileiras .

Informação adicional

Peso 0.380 kg

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a fazer uma avaliação “Movimento Espírita Pelotense e suas Raízes Sociais, O”