LIHPE: Liga de Pesquisadores do Espiritismo

Com sua singular iniciativa, Eduardo Carvalho Monteiro foi idealizador e fundador da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas (LIHPE), que surgiu a partir do 1º Encontro Nacional de Pesquisadores Espíritas, em 17 de março de 2002, na cidade de Goiânia/MG.lihpe_logo
À época, as informações entre os pesquisadores eram trocadas através de missivas entregadas através dos correios, com um absurdo dispêndio de recursos financeiros, o que não intimidou os ideais de nenhum dos participantes do grupo, ainda pequeno. Com o advento das facilidades da Internet, esse grupo cresceu, promoveu outros encontros entre pesquisadores.

2º ENLIHPE, ocorrido em 19 de abril de 2003, na cidade de Campinas/SP, juntamente com o 12º Congresso da USE, e o 3º ENLIHPE, ocorrido em 04e 05 setembro de 2004, na cidade de Belo Horizonte/MG, na sede da Associação Espírita Célia Xavier, este último através da organização local de Jader Sampaio e apoio de diversas instituições espíritas, como a FEB, a União Espírita Mineira(UEM), a AECX, o Portal Panorama Espírita, o movimento espírita de Niterói, que realizou a exposição de pôsteres, etc.

A importância da LIHPE dentro do movimento espírita é de tal envergadura, pois que promoveu um Concurso Literário Espírita, que descobriu novos autores e incentivou a publicação de novos títulos espíritas por diversas editoras.

LIHPE atualmente conta com cerca de 200 membros, em 8 países, entre eles; E.U.A., Inglaterra, Suécia, Suíça. Essa iniciativa permitiu criar um ponto de encontro virtual, informal, entre pesquisadores que trocam informações e materiais para a elaboração de seus trabalhos ampliando os horizontes da pesquisa espírita e disseminando informações em favor da Doutrina Espírita e seus adeptos.

Conheça aqui o site oficial da LIHPE – Liga de Pesquisadores do Espiritismo