Esperanto

poster_esperanto

Ainda pouco conhecida no Brasil, a Língua Internacional Neutra Esperanto é um fato concreto, real e não uma utopia como alguns imaginam. Aprenda a verdadeira língua do mundo. Nosso curso é acreditado e certificado pela Câmera Brasileira da Língua Internacional Esperanto.

 

Curso de Esperanto Inscreva-se agora


Turmas: Iniciantes e Adiantados

Aulas: todos os Sábados, das 13h30 às 17h30.

Início das Aulas:

  • Iniciantes: 21 de março 2015
  • Avançados: 21 de março 2015

Investimento: R$ 80,00 por mês

Pré Requisito: aplicação de avaliação para determinar o grau de conhecimento da língua Esperanto, caso opte pela Turma de Adiantados, em 21 de fevereiro 2015.

Matrículas Abertas: entre em contato nos telefones (11) 5072-2211 ou (11) 4708-7167

 

Curiosidades


Para que você tenha uma ideia do quanto a Língua Internacional Neutra é viva e pulsante, selecionamos alguns fatos relacionados à Internet e a computadores, dentre muitos outros, sobre o Esperanto:

  • Busca no Google
  • Google comemorou o 150º aniversário do iniciador do Esperanto, L.L. Zamenhof, com um Doodle, onde aparece a bandeira do Esperanto
  • Google Tradutor
  • Navegador Firefox em Esperanto
  • Artigos da Wikipédia em Esperanto
  • No Facebook: clique na setinha à direita do cabeçalho da página, selecione “Configurações” e depois “Idioma”. Abrirá um menu com várias línguas e entre elas, o Esperanto!
  • Existem jornais na Internet em Esperanto como o Francês Le Monde Diplomatic

Você pode utilizar complementos para o navegador Firefox sobre o Esperanto, como por exemplo:

A Microsoft, já há muitas versões do Windows, incluiu no sistema os caracteres especiais do Esperanto: ĉ, ĝ, ĥ, ĵ, ŝ, ŭ.  Veja em no Mapa de Caracteres:

  • Windows 8: pressione a tecla com a logomarca do Windows de seu teclado, entre as teclas Ctrl e Alt, e escreva “Mapa de Caracteres”. Se sua versão do Windows estiver em Inglês, escreva “Character Map”. Pronto: abrirá o Mapa de Caracteres!
  • Windows 7: clique em “Iniciar”, depois clique em “Todos os Programas”, depois em “Acessórios”, depois em “Ferramentas do Sistema” e finalmente em “Mapa de Caracteres”.

O que isso significa? Que se você copiar e colar as letras especiais do Esperanto, digitadas acima, em seu programa Word, por exemplo, elas serão copiadas corretamente. Os falantes de Esperanto instalam alguns programinhas em seus computadores que permitem digitar essas letras porque elas já existem na base de dados do Windows.

O sistema operacional livre Linux, em várias versões como Ubuntu, LinuxMint, Debian, Bodhi Linux, entre outras, oferece também versão em Esperanto. É só selecionar a língua Esperanto na hora de instalar. Veja este tutorial, oferecido pela Associação de Esperanto da Nova Zelândia.

O OpenOffice e o LibreOffice são programas como o Office da Microsoft, só que livres, que oferecem versão em Esperanto. Existem complementos para o LibreOffice e complementos para o OpenOffice, como um programa que checa a gramática e o estilo nas redações em Esperanto.

Esses são apenas alguns exemplos. Mas não é só no mundo virtual que o Esperanto existe!

Em todo o mundo existem monumentos sobre o Esperanto. Em um levantamento feito em 2008, já contavam-se 1400 monumentos nos 5 continentes. Como, por exemplo, o busto de Zamenhof (iniciador do Esperanto) na Praça da República, na cidade de São Paulo.

Quer saber mais mais sobre a Língua Internacional Neutra, o Esperanto? Aqui vão três links pra você baixar três livretos da Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto: